A PARÓQUIA

As reuniões aconteciam nas casas das famílias e o galpão da Escola Estadual Castorina Cavalheiro sediou, durante cinco anos, a missa de domingo. Surgiram as campanhas, as quermesses e as festas juninas. O terreno foi pedido ao prefeito Rui Novaes e, depois de grande abaixo-assinado de 2 mil moradores, conseguiram a doação do terreno: metade da Praça Pe. Ribas. Empreenderam um concurso de plantas entre vários engenheiros e arquitetos de Campinas. O projeto vencedor não foi aceito pela Comissão de Liturgia da Arquidiocese, que o julgou por demais faraônico. O projeto rejeitado serviria, anos depois, em tamanho menor, para a construção da capela do cemitério campineiro do Flamboyant. 

Foi solicitado ao arquiteto, Dr. José Leite de Carvalho e Silva, um novo projeto. Após vários encontros de estudos, foi apresentado o projeto em 1967. aprovado, foi lançada a pedra fundamental, em 25 de janeiro de 1968. Todos os gastos saíram das mãos do povo consciente. Algumas empresas contribuíram também com o acabamento. Os desenhos do altar, do púlpito e da pia batismal foram elaborados pela Ir. Laíde Inês Sonda e executados pelo Sr. Benedito dos Santos, de Salto. A imagem do Cristo Crucificado é arte do escultor Otmar Schimidt, de São Bento do Sul, Santa Catarina. A de Nossa Senhora veio de Roma, esculpida pela Ir. Angélica Balan. A de São Paulo Apóstolo, esculpida pelo escultor Pedro Pereira de Souza, de São Paulo.

A Paróquia São Paulo Apóstolo foi criada em 16 de agosto de 1966, por Dom Paulo de Tarso Campos (3º bispo e 1º arcebispo metropolitano). Seu território, Vila Itapura, foi todo desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Como no centro de Campinas multiplicavam-se os arranha-céus e o Côn. Geraldo Azevedo, pároco do Carmo, pelo rádio, cultivava a fé e a piedade popular de toda a cidade, muitos da periferia buscavam o Carmo para tudo. Dom Paulo, sentindo a necessidade de criar uma nova paróquia na região central, confiou ao Pe. Lauro Sigrist a tarefa de organizá-la, dedicada à Santa Cecília. Pe. Lauro lembrou que Campinas não tinha nenhum templo dedicado a São Paulo apóstolo: o Santo Padre era Paulo VI e o próprio arcebispo, Dom Paulo de Tarso. Dom Paulo então teria concluído: "vamos dedica-la ao maior missionário de toda a história cristã: São Paulo Apóstolo". Começou então o empenho do Pe. Lauro junto aos moradores do bairro. A paróquia não tinha nem terreno para a futura igreja, nem casa paroquial. 

AS PASTORAIS

As Pastorais são organismos da Igreja que funcionam de forma organizada e dirigida, possibilitando a implementação do Reino de Deus dentro de um planejamento pastoral. Todos aqueles que atuam nas Pastorais são católicos voluntários, cientes da importância da vida comunitária. Seja um agente! Conheça cada Pastoral e busque aquela que melhor atenda à sua vocação.   

CARIDADE

Obras assistenciais aos mais necessitados

COROINHAS

Acompanhamento e formação de coroinhas e acólitos

FAMÍLIA

Casamentos e preparação de noivos

PARTILHA

Dízimo e evangelização

CATEQUESE

Formação católica de crianças, jovens e adultos

LITURGIA

Ministério da Eucaristia e Música

BATISMO

Batismos e preparação de pais e padrinhos

EQUIPES

Eventos e Grupo Conviver, voltado para a terceira idade 

COMUNICAÇÃO

Comunicar o Evangelho de Cristo

MOVIMENTOS

Apostolado da oração, grupo de oração 

 
 
Santa Missa
Santo Matrimônio
Batismo de adultos
Assembléia de fiéis
Coroação de Nossa Senhora
Santíssimo Sacramento
Festividades
Vigília Pascal
Vigília Pascal
Domingo de Ramos

Pároco Atual

Pe. Thiago Ruiz Bernardo 

Posse Canônica:

17 de janeiro de 2016

GALERIA DE PÁROCOS

Primeiro Pároco

Pe. Lauro Sigrist

1966 a 2004

Segundo Pároco

Dom Mauro de Sousa Fernandes, OSB

2004 a 2011

Terceiro Pároco

Mons. Roberto

Lourenço Fransolin

2011 a ago/2014

Quarto Pároco

Pe. João Aparecido Passadori

ago/2014 a jan/2016

VIGÁRIO E DIÁCONO 

Vigário Paroquial

Pe. Luiz Roberto Benedetti 

Diácono Permanente

Diác. Ricardo A. F. Chiminazzo

"Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai em busca da que se havia perdido até achá-la? Quando a tiver achado, põe-na cheio de júbilo sobre os seus ombros; e chegando à casa, reúne os seus amigos e vizinhos e diz-lhes: Regozijai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos, que não necessitam de arrependimento".

Lucas 15, 1-7

CATÓLICOS, VOLTEM PRA CASA
SECRETARIA PAROQUIAL

Horário de funcionamento:

Segundas às sextas-feiras - 9h às 18h

Sábados - 9h às 13h

CONTATO

(19) 3579-3934

(19) 99881-0489

Praça Pe. Lauro Sigrist, s/n

Vila Itapura

Campinas/SP - CEP 13023-150

paroquiasaopauloapostolo@gmail.com

ASSINE NOSSO NEWSLETTER
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
SANCTI APOSTOLI, ORA PRO NOBIS

© 2020 Paróquia São Paulo Apóstolo Campinas.