A quarentena do privilégio

Por Luciana Tonin - Agente da Pastoral da Família da Paróquia São Paulo Apóstolo

Sempre me achei uma privilegiada, mas essa crise me fez refletir ainda mais sobre isso.

Passei por dias de muita pressão no trabalho, preocupação com meus pais, familiares, amigos. Ouvi reclamações e cheguei a reclamar de estar "cansada de ficar em casa", até que algo maior começou a acontecer.... Como estariam aqueles que, diferente de mim, não possuem um lar, uma cama quente, refeições todos os dias? Como estariam aqueles profissionais, com quem eu convivo diariamente, e que, de um dia para o outro, ficaram sem renda alguma? O que eu poderia fazer?

Bem, a primeira coisa foi organizar uma rotina, incluindo nela orações diárias pela manhã junto com meu marido. Nossa leitura sempre traz uma passagem bíblica. Comecei a pedir para que o Espírito Santo, de alguma forma, me ajudasse a agir de forma mais assertiva.

Uma das leituras que fizemos relatou a passagem da fuga do Egito (Êxodo). Foram anos no deserto, tantas provações, porém, tantos milagres. As dificuldades eram as mesmas para todos que ali percorriam aquele deserto, mas havia uma diferença grande dos que caminhavam com fé daqueles que o faziam sem fé.

Comecei a pensar se o Egito, de alguma forma, não simbolizava a sociedade desenfreada em que estávamos vivendo; fugir daquilo tudo significava passar "anos no deserto" (ou confinados), com inúmeras provações, mas também por milagres e transformações.

Nessa quarentena, eu nunca pensei tanto no próximo, eu nunca quis tanto estar próximo, eu nunca precisei pedir tanto para que Deus me desse uma luz , para ser a luz de alguém.

Vamos sempre lembrar que podemos ser o Evangelho na vida do outro. Uma vez que estamos em isolamento social , podemos "visitar" qualquer pessoa usando a tecnologia para levar uma palavra de conforto, esperança e fé, para quem quer que seja, ao redor do mundo.

Que na sua quarentena você reflita sobre os seus privilégios e como simples gestos podem fazer a diferença.

SECRETARIA PAROQUIAL

Horário de funcionamento:

Segundas às sextas-feiras - 9h às 18h

Sábados - 9h às 13h

Praça Pe. Lauro Sigrist, s/n

Vila Itapura

Campinas/SP - CEP 13023-150

paroquiasaopauloapostolo@gmail.com

ASSINE NOSSO NEWSLETTER
  • Cinza ícone do YouTube
SANCTI APOSTOLI, ORA PRO NOBIS

© 2020 Paróquia São Paulo Apóstolo Campinas.